Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SANTOS – Centro Histórico

Família completa, dois carros, 3 guarda-chuvas num dia nublado e com vários momentos de alternância entre chuva e garoa.

Sabadão, às 11:00, já estávamos todos reunidos em São Bernardo e nos direcionando para Santos pela ‘nova’ Rodovia dos Imigrantes... A Via Anchieta seria o caminho mais curto, mas como o dia estava bem feinho e não conseguiríamos ver nada das lindas paisagens desta rodovia por causa da neblina densa, resolvemos optar por uma voltinha maior pela Imigrantes, mas que permitiu aos nossos visitantes apreciarem mais uma maravilha da engenharia: túneis de mais de 3 km que praticamente se emendam um no outro e em 15 km já estávamos na Baixada Santista.

Um pouco perdidos, apesar do GPS, encontramos a Praça da Matriz, de onde parte o Bonde Turístico, uma passeio de 45 minutos de duração em média, com guia turístico explicando sobre a história da cidade, uma das mais antigas do Brasil, com o porto de Santos, responsável atualmente por 27% da balança comercial brasileira, uma vez que grande parte das exportações acontece através dele.

Para mim, o porto de Santos tem um significado todo especial, pois foi nele que nos idos do século XIX, minha avó desembarcou, ainda menina, vinda do porto de Hamburgo, na Alemanha.

Estacionamos a umas 3 quadras da Praça, pois todas as vagas disponíveis na rua estavam ocupadas, uma vez que o comércio estava todo no maior fervor, apesar do tempo feio.

O passeio foi muito bonito e instrutivo. Deu pra fazer tranquilamente, mesmo com a garoinha chata que estava caindo, pois o vagão da frente era totalmente fechado e lá nos acomodamos com o filhote.

Descobrimos que a Catedral de Santos foi projetada pelo mesmo arquiteto da Cathedral da Sé, e notamos claramente as semelhanças em sua fachada, sobre a exaltação à terra-brasilis... Muito café esculpido e outras marcas de flora e fauna brasileiras.

Terminado o passeio de Bonde, fizemos algumas fotos na Praça da Matriz, e seguimos de carro para o Museu do Café. Há 2 quadras apenas dali da praça, mas com mais opções de estacionamento na rua.

A cafeteria do Museu é uma graça e oferece diversos tipos de bebidas com o café... Delícia pura, foi ali que pedimos que esquentassem a papinha do filhote para o almoço. Pena não haver ali fraldário disponível nos Toilletes.

A construção do Museu é linda, mas não tínhamos tempo hábil para ver o acervo do museu em si, por isso, só nos sentamos um pouco na Cafeteria para relaxar com um cafézinho, e seguimos viagem.

Fomos para a orla da praia, onde está um dos maiores jardins a céu aberto do país (se não for o maior...) e nos sentamos em um quiosque no Canal 2 para tomar um lanche... Pedimos hotdogs que vieram abertos com uma montanha de salsicha, alface, vinagrete, milho e maionese por cima. Demorou um pouco, mas estava bem gostoso. Pena haver tantos pombos pela região... Chegou a ficar desagradável ao final de nossa refeição. Mas fomos recompensados com brigadeiros de brinde pela atenciosa dona do quiosque.

De Santos, seguimos para a Praia Grande, para visitar uma amiga muito querida da família. Lá nos deliciamos com a vista da praia e do forte; e também com as delícias caseiras que ela nos preparou para o café da tarde.

Preços:
Estacionamento em Santos: R$ 8,00 – a maioria fica aberto até às 13:00 ou 14:00...
Passeio de Bonde: R$ 5,00 inteira – R$ 2,50 meia (idosos, professores e estudantes)
Museu do Café: R$ 5,00 inteira – R$ 2,50 meia (idosos, professores e estudantes)